domingo, 28 de agosto de 2011

A VISÃO DE DEUS SOBRE SUA IGREJA – PARTE 1 /4

A forma que o homem vê a igreja é de suma importância, pois como ele imagina no seu coração assim será. Resta saber se o homem vê a igreja da mesma forma que Deus. Por melhor que pareça minha visão sobre ela, se não estiver de acordo com os olhos de Deus, não passa de uma ilusão ótica a respeito da verdade.

Muitas pessoas têm uma visão distorcida sobre o papel, a natureza, o alvo e a esperança da igreja. Na verdade nem sabem do que tratam essas coisas. Alguns pensam na igreja como se fosse um clube social, onde vão para passar o tempo e bater papo nas rodinhas de café ou chá. Outros a vêem como um Teatro, onde a cada culto terá obrigatoriamente que ser recheado de artistas e novidades. Tem até coreografias! Não faltam aqueles que a imaginam como o grande barco que salvará aqueles que estiverem dentro dele. E ainda podemos mencionar o mal de achar que a igreja é o meio mais fácil de ganhar o mundo e suas riquezas. "Lá ficarei abastado", crêem os gananciosos mal informados.

Que grande responsabilidade assumem aqueles que desejam organizar uma igreja dentro do padrão bíblico! Os que isso pretende devem observar fielmente as figuras da igreja e compreendê-las como uma revelação de Deus sobre seu papel, sua natureza, seu alvo, e sua esperança neste mundo.

A Igreja vista como uma !Coluna? e !Esteio? da Verdade - (1Tm 3:15) "Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade."
Paulo chama a Igreja de coluna, ou seja, O SUPORTE, aquilo que deve sustentar a Verdade; Quando falamos da !Verdade? certamente estamos falando da Palavra de Deus, pois que é dito:?Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (Jô 17:17), e ainda, !A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre? (Sal 119:160) Temos a verdade sobre o pecado; sobre a redenção; sobre a santificação; sobre as ordenanças; sobre a igreja, etc.

As igrejas verdadeiras são a depositárias autênticas desses ensinamentos preciosos, e devem sustenta-los com toda firmeza;

Que peso de responsabilidade repousa sobre a igreja de Cristo: Preservar e difundir a verdade num mundo cheio de mentiras! A verdade só pode ser preservada neste mundo pelo ministério da Igreja.

Pensemos em como a verdade dá FORÇA e SEGURANÇA para aqueles que estão debaixo dela. Nada pode com a verdade senão a própria verdade. A verdade deu força e segurança aos apóstolos de enfrentarem os fariseus, os soldados e até os imperadores;

Um bom operário na construção civil sabe da importância de uma coluna quando ele está debaixo dela trabalhando. Assim será com os membros de uma igreja, sentir-se-ão dispostos e seguros por suas doutrinas verdadeiras. Mas que medo sentiria ele se soubesse que a coluna é falsa e pode ruir a qualquer momento?

Ser uma coluna e esteio foi o propósito de Deus para a vida de Jeremias, quando chamou-o de !coluna de ferro?. Jr 1:18-19. Ele estaria em posse da verdade de Deus, e muitos lutariam contra essa verdade. Como coluna ele iria sustentá-la, permanecer firme e inabalável no testemunho, e resistir até o fim! De fato, as páginas sagradas revelam a firmeza desse profeta e como foi realmente uma coluna no seu tempo, preferindo atolar-se na lama do calabouço a abrir mão da verdade de Deus para seu povo (Jr 37 e 38).

Duas condições são imprescindíveis para que a igreja seja coluna da verdade:

1. Precisa possuir essa verdade; Como pode uma instituição ser esteio da verdade se não a possui? Que adianta ter o nome de igreja e não possuir as características do evangelho? Muitas igrejas não possuem a verdade sobre o batismo, sobre a Ceia, sobre a Salvação pela Graça, etc.

2. Deve ser fiel e viver a essa verdade. Não adianta possuir a verdade se não queremos ser exatos na sua observância; Os talentos foram distribuídos a todos, mas houve fiéis e infiéis;

Que nossa coluna seja firme, e não se abale como a coluna dos filisteus, pois se assim acontecer, terá a mesma sorte daqueles incircuncisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário